Chapéu e Bonés Podem Provocar a Calvície?

0
71

Perda de cabelo e chapéu

Os seres humanos têm um longo caso de amor com “chapéus”. Mas existe algum perigo escondido por trás do uso de chapéus? Há rumores de que vestir chapéus poderia causar perda de cabelo. O uso de chapéus e bonés podem realmente provocar a calvície?

A resposta é curta: provavelmente não, diz Aman Samrao, um dermatologista do Harbour-UCLA Medical Center. Samrao estuda alopecia de tração, um dos mecanismos sugeridos para como os chapéus podem fazer as pessoas perderem o cabelo. Alopecia de tração acontece quando você coloca muito estresse no folículo piloso, e a linha do cabelo desaparece por causa dessa puxada.

A maioria das mulheres afro-americanas, que usaram seus cabelos em tranças apertadas, já que eram jovens. Mas pode acontecer a qualquer um que coloque  estresse continuado em seus folículos, através de extensões de cabelo e outros penteados. Samrao até mesmo documentou a alopecia de tração em uma Bailarina que usava o cabelo na maioria das vezes em um bolo apertado.

Mas os chapéus não oferecem tensão suficiente para causar alopecia, diz Samrao. “Eu não vejo como um chapéu poderia causar isso, a menos que você o use com tanta força que fique puxando os fios.

Há outras explicações comumente apresentadas – perda de oxigênio para o folículo e privação do couro cabeludo da nutrição natural – também são improváveis, diz Maria Miteva, médica da Universidade de Miami. “Na minha opinião, vestir chapéus não causa perda de cabelo”, diz ela, mas usar chapéus muito firme pode causar vários outros tipos de problemas.

Se o chapéu é particularmente apertado, pode quebrar os folículos pilosos e causar lotes calvos (também chamado de alopecia de fricção). Mas a alopecia de fricção é temporária, e o cabelo cresce de volta quando o estresse do chapéu é removido.

É possível, diz Miteva, que, se alguém já está predisposto à calvície, esse chapéu constante poderia, em teoria, acelerar o processo. “Estes são homens que usam chapéus apertados que estão programados para desenvolver alopecia androgênica com ou sem usar chapéu”, diz ela.

Também é possível que “usar um chapéu apertado acelere a progressão da calvície, reduzindo o sangue ideal e o fornecimento de ar aos folículos”. Mas ninguém jamais estudou se isso realmente está acontecendo nos usuários do chapéu.

Quando e onde surgiu o mito que o chapéu provoca a calvície, ninguém sabe realmente. Talvez venha de jogadores de beisebol balding, ou cowboys, ou homens que retornam do serviço militar e ficam calvos logo depois.

“Minha hipótese é que traz associações com o fato de que muitos sacerdotes em diferentes religiões, que precisam usar chapéus ou bonés, são calvos”, diz Miteva. Mas, ela diz, todos esses homens provavelmente estavam apenas predispostos à calvície.

As pessoas estão sempre procurando respostas para a calvície, diz Samrao. “Todo mundo quer saber por que eles estão calvos.” Felizmente, eles provavelmente podem eliminar o chapéu da lista de suspeitos.